-
Arquitetos: Studio Dali Architects
- Área: 520 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Arch-Exist
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um espaço que celebra a vida, com casamentos, funerais, debulha e lavagens de grãos. A partir de 2017, seguindo o compromisso do governo local, iniciamos uma série de projetos de arquitetura na vila de Xiaoshi, em Pengzhou, na província de Sichuan. Após pesquisar cuidadosamente o contexto local de geografia e da população, levantamos o conceito "Sob o mesmo teto" para estruturar todo o planejamento da aldeia e restabelecer sua identidade, incentivando as pessoas a saírem de suas cabanas para se reunirem sob o mesmo telhado, de forma a incubar a comunidade.
O Espaço Multiuso valoriza a herança cultural de "produção e vida sob o mesmo teto". O local surge das necessidades mais básicas dos moradores, visto que edifício residencial urbano reconstruído após o terremoto, entrou em conflito com o estilo de vida agrícola dos moradores rurais. Portanto, um espaço público foi necessário para armazenar as ferramentas agrícolas, os grãos, além de abrigar uma lavanderia, festas de casamento e funerais, equilibrando o conflito entre áreas urbanas e rurais.
Todas as estratégias de projeto foram derivadas de necessidades essenciais. A localização da edificação segue as necessidades básicas de secagem e recolhimento: a direção da luz solar. De modo a maximizar o espaço de secagem e banquetes abertos, alocamos o edifício próximo à montanha do lado sul, expondo ao sol o campo vazio do norte. Toda a construção está próxima de montanhas e bosques ondulantes, e sua forma está naturalmente ligada às montanhas. Tanto a planta quanto a elevação adotam linhas quebradas seguindo o terreno montanhoso, e configurando diferentes posturas visuais com ângulos distintos.
O terreno está localizado ao sul de um edifício residencial, ao lado das colinas verdes, e voltado para a comunidade, de forma a envolvê-la. Sua forma espacial amplia o espaço de comunicação do bairro, facilitando a leitura das pessoas para o espaço público, e por sua vez aumentando sua frequência de uso.